Há 20 anos, a vida dos estadunidenses mudava por completo: a queda das torres do World Trade Center devido a colisões de dois aviões abalou a nação – e o mundo – e trouxe uma era escura nos dias posteriores, com uma cruzada de vingança, sangue e petróleo pelo presidente, George W Bush.
Aproveitando a data, o Bleeding Cool decidiu repercutir algumas HQs que tocaram nesse doloroso assunto para os norte-americanos.
Listamos abaixo 10 delas:
9-11 – Artists Respond
Não apenas uma resposta ao terror, mas a união das grandes, médias e pequenas editoras estadunidenses contra o terrorismo e suas conseqüências. Publicado em 2 volumes, em 2002.
I S2 NY
O artista Joseph Michael Linsner foi criado no Queens, bairro de Nova York e, de seu apartamento ele conseguia ver as duas torres do WTC.
Quando elas caíram, ele passou a enxergar apenas o vazio que elas deixaram. Linsner decidiu criar o seu ponto de vista a respeito do ataque e o que sobrou para os novayorquinos. Lançado em 2002, parte do lucro das vendas foi revertida à Cruz Vermelha.
In The Shadow of No Tower
Art Spiegelman lamenta tanto a tragédia quanto o uso político explorado a posteriori.
Lançado em 2004.
Ex-Machina
Saga do ex-super-heroi que se torna prefeito de Nova York após lutar contra os ataques de 11/9. Por Brian K. Vaughan e Tony Harris, pela DC Comics, em 2004.
After 9/11
Sid Jacobson e Ernie Colón adaptam os relatórios de 11 de setembro numa Graphic Novel que ainda englobam o pós-tragédia, com muita geopolítica e economia.
Publicada em 2 volumes, em 2008.
The Boys #21
Quatro aviões são seqüestrados, três abatidos. Ao quarto resta uma esperança quando um menino vê, da janela, a chegada do Homelander e os membros d’os 7. Mal sabe ele que os problemas estavam apenas começando.
Há uma versão dessa história, mostrada na série, na 2ª temporada. Publicado em 2008.
American Widow
Alissa Torres, grávida de sete meses perde o marido, quando este – um cantor, consegue um emprego dos sonhos no WTC. Nessa HQ, com arte Sungyoon Choi, ela conta como sobreviver e criar um filho sozinha após tamanha tragédia. Publicado em 2008.
The Big Lie
Dez anos após os ataques, Rick Veich e Gary Erskine conta a historia de uma mulher que volta no tempo tentando salvar a vida daqueles que morreram no 11/9, incluindo o marido dela. Em paralelo, as teorias de conspiração de que o governo dos EUA explodiu as torres. Publicado em setembro de 2011.
9/11 – WTC Act 1
John O’Neil morreu nos escombros do WTC. Por muito tempo ele foi agente de antiterrorismo do FBI; naquela época, ele atuava como responsável da segurança das Duas Torres. Através de personagens reais e fictícios, a saga mostra a escalada dos neoconservadores financiados pelas “companhias petrolíferas” e pelo lobby militar-industrial. Qualquer semelhança com o que estamos vivendo no Brasil, não é mera coincidência. Publicado em 2013.
Dies Irae
Steve Kirby é um instrutor de artes marciais para a polícia de Nova York, que perde a esposa e o filho no atentado de 11/9. Então, ele decide usar os punhos contra a administração Bush quando ele percebe que o presidente estadunidense está usando a tragédia como plataforma política. Publicado em 2018.
Comments