Aguardando desde que se ligou ao projeto, Mahershala Ali pode encabeçar elenco de um novo Jurassic World, deixando a saga do daywalker em segundo plano. Ou talvez sem protagonista. Ou mesmo, fora da tomada.
Em 2019, ou seja, há cinco anos, Mahershala Ali fora anunciado como o novo Blade, do MCU. Ele disse que havia telefonado para o comandante do Marvel Studios, Kevin Feige, e pedido o papel.
E essa é a pura verdade!
Nem Kevin Feige, nem ninguém do MCU tinham qualquer ideia do que fazer com o personagem naquele, ou em qualquer outro momento de um futuro próximo.
Porém, como dizer não ao então vencedor do Oscar de melhor ator - e melhor coisa da série do Luke Cage, então da Netflix?
Wesley Snipes, outrora o Blade, corria por fora, tentando viabilizar um Blade 4 por conta própria - você deve ter visto uma entrevsta com Ryan Reynolds que, perguntado se voltaria para um novo filme com Snipes, respondeu que não.
Sim, um ano antes da oficialização de Mahershala no papel, Snipes anunciou que tinha, não uma, mas duas ideias para uma quarta desventura do caçador de vampiros:
“Há muitas conversas acontecendo agora e somos muito abençoados por ter o entusiasmo e o interesse em algo que vem desse mundo.”
“Criamos dois projetos que se encaixam perfeitamente neste mundo e, quando as pessoas os virem, acho que só terão problemas em decidir qual deles amam mais---”
“Todos os principais executivos [da Marvel] e minha equipe, temos discutido nos últimos dois anos. antes que eles possam fazer isso, eu acho. Enquanto isso, temos um negócio para administrar e nossa própria lista de coisas para fazer isso, mas da próxima vez que você ver algo em [Blade], guarde minhas palavras: o que fizemos antes é brincadeira de criança comparado ao que podemos fazer agora."
Essas são algumas das respostas do próprio Snipes sobre um novo filme. Ou seja, se tudo o que foi dito acima é verdade, ele trabalhou com a Marvel num Blade 4 desde 2016.
Em 2022, porém, Snipes praticamente jogou a toalha.
Blade, do MCU, foi anunciado originalmente para chegar aos cinemas em 2023, embora tudo tenha sido adiado por uma pandemia e uma greve de roteiristas e atores.
Infelizmente esses não foram os únicos percalços: cinco equipes de roteiristas já passaram pela produção, além de dois diretores.
Mudanças de elenco também ocorreram, muito mais pela demora de início das filmagens que qualquer outra coisa.
Além disso, Mahershala tem a opção de aceitar ou não o roteiro - e parece que recusou vários.
O astro não estava muito satisfeito com a falta de cenas de ação, por exemplo, e uma suposta coadjuvância, dando espaço ao elenco feminino, possivelmente encabeçado por Mia Goth.
Segundo a revista Variety, uma pessoa familiarizada com as mudanças nos roteiros disse que a história, em determinado momento, se transformou em uma narrativa liderada por mulheres e repleta de lições de vida. Blade foi relegado para a quarta liderança.
A respeito das personagens femininas, a suposta personagem de Goth ainda é um mistério, embora pistas indiquem que ela interprete Lilith.
Acontece que há duas Lilith's no universo Marvel em quadrinhos: a primeira, e mais provável, é a filha de Drácula, que odeia o próprio pai e faz tudo para destrui-lo. A segunda, a primeira mulher do universo, mãe de personagens demoníacos como o Motoqueiro Fantasma, e rainha de todos os vampiros.
A questão dos antagonistas, a ambientação e em qual universo se passará o filme são outras dúvidas que rodeiam Blade.
Um dos roteiros botavam o personagem em 1920, trazendo-o até aos nossos dias. Outro já o apresentava ao tempo atual.
Como inserir vampiros - e um caçador deles - num Universo Marvel já repleto de personagens, com um estalo que deixa marcas permanentes? Como surgiria um Blade, caçando vampiros pelas ruas sem a anuência do Dr. Estranho? É possível? Claro que é, uma vez que diversas séries como Inumanos e Hellstrom fizeram parte dessa tapeçaria Marvel durante um bom tempo.
Mas como Drácula passaria incólume a tanta magia e movimentação?
O próprio MCU não consegue responder e, embora tenha marcado o início das filmagens para o outono [do hemisfério norte], com estreia no final de 2025, o roteiro ainda não está pronto e o elenco continua mudando.
A participação do personagem na cena pós-créditos de Eternos foi um tiro no pé? Com toda a certeza!
Porém, também uma forma de marcar território, mostrando de maneira ágil a entrada de Blade ao MCU - tendo o seu duplamente oscarizado astro à frente do elenco.
Blade tem data de estreia para 7 de novembro de 2025.
Muito chão pela frente e muito trabalho também.
Ojalá no arruinen la trama con basura políticamente correcta que no le interesa a nadie.