top of page
Buscar
Foto do escritorVagner Francisco

FRANK MILLER É BOICOTADO DE EVENTO DE QUADRINHOS


HQ da discórdia | de gênio a fascista

Parece que o passado voltou para assombrar um dos mais famosos quadrinhistas do mundo.

Criador de Elektra, Sin City e Martha Washington, de Give Me Liberty, Miller que revolucionou os quadrinhos estadunidenses ao aproximá-los dos mangas, seja nas HQs do Demolidor – com ninjas e clãs – seja em Ronin, de certa forma, uma obra incompreendida em que o passado e o futuro se encontram, agora se viu desconvidado de um evento de quadrinhistas profissionais da Grã-Bretanha: Thought Bubble.

cartaz do evento

E tudo por causa de um de seus piores trabalhos: Holy Terror, de 2011.

Segundo o Bleeding Cool, a escritora e editora Zainab Akhtar, de origem muçulmana, que também havia sido convidada para o evento – além de participar, ela também levaria as publicações de sua editora, Shortbox – decidiu renunciar à sua ida em protesto pelo convite a Frank Miller que, segundo ela, “[...] é responsável pela propagação do ódio anti-muçulmano abominável, particularmente através de seu trabalho.”


Mesmo com a não-ida de Akhtar – que havia participado de forma online em 2020 - o convite a Miller foi retirado, e agora nenhum deles estará na Convenção, em novembro próximo.

Sobre o assunto, Miller disse que também não se sente orgulhoso de Holy Terror, mas era o seu sentimento no momento – pós 11 de setembro – e geralmente suas HQS refletem aquilo que ele sente no momento. Disse que não poderia começar a queimar suas próprias páginas, no entanto, não seria capaz de repetir um Holy Terror.

Zainab Akhtar

Realmente, Miller foi um dos autores mais influenciados pelos eventos trágicos de 11 de setembro. Inicialmente, o autor havia concebido o roteiro de Holy Terror como uma HQ do Batman; porém, quando a DC se deu conta do quão polêmica a história seria, abortou o projeto. Não satisfeito, Miller levou sua Graphic Novel para a Legendary Comics e mudou o protagonista: sai Batman, entra Fixer.

O enredo é basicamente uma carnificina do Fixer para cima da Al-Qaeda e qualquer muçulmano que passasse pela frente. Além de ser uma HQ muito ruim, o resultado foi um fiasco e pegou muito mal para um autor até então muito respeitado.


Aliás, se há dois momentos muito baixos em sua carreira, um é esse; o outro, é o filme que deveria ser uma homenagem a Will Eisner, mas virou autoparódia: The Spirit.

Frank Miller

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


VAGNERVERSO2 - LOGO cópia_edited.png
bottom of page