Talvez você não saiba, mas Matt Damon e Ben Affleck têm um Oscar em conjunto; isso aconteceu quando eles ganharam o prêmio por melhor roteiro do filme Gênio Indomável, de 1997.
Esse roteiro, na verdade, botou a dupla no mapa de Hollywood de uma forma peculiar: eles o escreveram e tentaram vendê-lo com o único intuito de estrelá-lo.
“Eu estava cansado de pegar os papeis que Chris O’Donnell recusava” disse uma vez, Damon.
Talvez você não tenha ideia de quem seja Chris O’Donnell hoje, mas no início dos anos 90, ele era uma estrela em ascensão, junto com Leonardo Di Caprio, por exemplo. Aliás, O’Donnell, que interpretou o Robin em Batman Eternamente e Batman & Robin, foi convidado após uma negativa de Di Caprio - no entanto, a lista pode ser maior, pois Eddie Murphy, Marlon Wayans e, acredite, Macaulay Culkin foram considerados.
A dificuldade de se produzir o roteiro era justamente porque os estúdios queriam outros atores para os papeis; Mark Whalberg recusou o papel do protagonista, Will Hunting, dizendo que apenas Damon poderia interpretá-lo.
Quando eles finalmente conseguiram a aprovação de um estúdio – o então independente, Miramax - para a produção entrar na ordem do dia, faltava um diretor.
Entre os interessados, ninguém menos que Mel Gibson, que estava com moral em Hollywood graças aos Oscars por Coração Valente.
O problema é que a agenda de Gibson estava lotada na época e, por mais interessado que estivesse, não poderia se comprometer com tal trabalho de forma imediata – que era exatamente a intenção de Damon, Affleck e cia. Com isso, e uma pressão feita por Matt, e Gibson pulou fora.
Então, surgiu no radar, Gus Van Sant - diretor renomado no circuito independente com Um Sonho Sem Limites e Drugstore Cowboy - que topou dirigir e, para arrematar, a produção ainda conseguiu um passageiro de peso: Robin Williams, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante, pelo papel do psicólogo que tenta botar o protagonista nos eixos.
Depois de Gênio Indomável – filme que eu recomendo bastante – as carreiras de Matt Damon e Ben Affleck decolaram.
Damon se tornou o Soldado Ryan, de O Resgate do Soldado Ryan; depois fez um de seus filmes mais interessantes: Cartas na Mesa - confira o elenco: John Malkovich, Martin Landau, John Turturro; Edward Norton como o amigo trapaceiro e Gretchen Mol como a musa do filme!
Após alguns tropeços, o astro participou de outro bom filme de Van Sant, Encontrando Forrester, o último bom filme de Sean Connery; até chegar em Onze Homens e Um Segredo, Identidade Bourne e Os Infiltrados.
Já Affleck, entrou na superprodução, Armageddon; depois Shakespeare Apaixonado, o horroroso Dogma até chegar no subestimado Jogo Duro. Depois de muitos altos e baixos – e uma experiência com John Woo pelo caminho – corrigiu o rumo de sua carreira ao se sentar na cadeira de diretor. E ainda foi o Batman!
Então, chegamos ao Último Duelo. Dirigido por ninguém menos que Ridley Scott, escrito pelos amigos e a também escritora, Nicole Holofcener.
Em entrevista ao programa de Jimmy Fallon, Damon explicou que ele e Affleck escreveram as perspectivas masculinas, enquanto Nicole escreveu as perspectivas femininas.
O enredo de The Last Duel, mostra os eventos ocorridos no último julgamento por combate, ocorrido na França, em 1386, e é baseado no livro de Eric Jager, The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France.
Além de Damon e Affleck, o elenco conta com Jodie Comer e Adam Driver.
A respeito das diferenças da forma com que eles escreveram Gênio Indomável para The Last Duel, Damon explica que é mais questão de tempo e prazo.
Na época de Gênio, eles estavam desempregados e literalmente livres; já com Duel, eles tinham prazo para entregar o enredo, uma vez que havia programação para entrar em produção e tudo o mais. Além disso, antes eles moravam juntos; agora têm filhos e famílias e precisam conciliar tudo isso.
E a pergunta que fica é: por que levaram tanto tempo para sentar novamente e escrever um roteiro? Na época de Gênio Indomável, eles haviam anunciado que estavam trabalhando num roteiro chamado Like a Rock, ao qual Ben Affleck estrelaria, com Damon fazendo o coadjuvante, exatamente o contrário de Gênio Indomável. Esse roteiro nunca ficou pronto.
De qualquer maneira, a parceria foi refeita e ambos os amigos não descartam uma nova reunião.
The Last Duel tem data de estréia prevista para outubro, nos EUA.
Comentários