top of page
Buscar
  • Foto do escritorVagner Francisco

O TRAILER DE CAPITÃO AMÉRICA 4 RESPONDE MAIS AO PASSADO QUE OLHA PARA O FUTURO

Primeiro filme mostrando, não mais Steve Rogers, mas sim, Sam Wilson vestindo o manto do Sentinela da Liberdade, Admirável Mundo Novo apresenta uma trama fechando portas que foram se abrindo desde o último filme do Hulk. Faz sentido isso?




Tenho que lhe dizer que, de todas as obras envolvendo o Capitão América, ou o spin-off, Falcão E O Soldado Invernal, o meu preferido é o último, uma minissérie em seis capítulos onde conhecemos um pouco mais a fundo a vida civil de Samuel Wilson, o Falcão, e como ele vem a se tornar o novo Capitão América, uma vez que Steve Rogers abdiga do cargo para viver com o amor de sua vida, Peggy Carter.


Além disso, é o retorno do estalo - aquele hiato de cinco anos em que parte da humanidade ficou desaparecida devido ao ato de Thanos.


A forma que a trama encara o retorno daquelas pessoas que haviam desaparecido e até mesmo o choque de quem ficou e precisou aprender a viver com a ausência, e depois ter o retorno e reaprender a viver sem ausência é bastante interessante.

Claro que esse não foi exatamente o foco, mas numa visão macro qual foi o impacto desse movimento para a economia global, o estrago acaba sendo bem grande.


E, embora eu não tenha gostado de terem transformado o Apátrida, um vilão com um potencial nunca utilizado em sua magnitude nos quadrinhos, numa espécie de robin hood moderno, ainda assim a ideia em si e todas as suas consequências foram muito bem sucedidas.

A forma que Karly Morgenthal transita entre a criminalidade, ora flertando até com terrorismo, ora se levantando por aqueles que voltaram do estalo e encontraram um mundo que lhes tirou tudo, cria em Sam essa vontade de não apenas detê-la, mas ajudá-la.


Infelizmente as corporações dão as cartas no mundo moderno e uma delas reativa o projeto Capitão América, convocando o ex-veterano de guerra, John Walker para empunhar o escudo e, ao lado do parceiro, Estrela Negra, partir para cima de Karly e os seus asseclas, os Apátridas, causando mais confusão que resolvendo problemas. Introduza um Bucky Barnes que não aceita o fato de Sam ter devolvido o escudo do Capitão ao governo estadunidense - que o leva a repassar a Walker - além de ter perdido o único amigo vivo que ainda estava por aí e coloque ninguém menos que o Barão Zemo tentando manipular toda a situação e tenha diversos incidentes internacionais.


Ao final das contas, Walker surta, perde o escudo e Sam, o novo Capitão América parte para tentar deter os Apátridas em seu ataque derradeiro contra a ONU.


Há ainda espaço para sermos apresentados a Isaiah Bradley, uma das cobaias a receber o soro do Supersoldado antes deste chegar a Steve Rogers [num reflexo à realidade vista em diversas guerras ao redor do mundo], o retorno de Sharon Carter, num posicionamento um tanto quanto estranho, e até mesmo as Dora Milaje se envolvem.


Agora Walker é o Agente Americano e se reunirá com Bucky em Thunderbolts, ano que vem. Além deles, há as presenças da nova Viúva Negra, a Treinadora, Guardião Vermelho, Fantasma - de Homem-Formiga & Vespa, e Sentry, o Sentinela.


Já o novo Capitão encara o desafio basicamente sozinho.


Capitão América: Admirável Mundo Novo surgiu como Nova Ordem Mundial, mas as greves dos roteiristas e atores aliadas com os resultados insignificantes dos últimos filmes da franquia fizeram a Marvel repensar sua estratégia.

Se antes a presença da Irmandade da Serpente era certa, agora pode não ser.

Muita coisa foi mudada na trama, com personagens introduzidos de forma recente, como Giancarlo Esposito, que acabou de chegar e ganhou um belo destaque no primeiro trailer mostrado.

Pelo trailer, percebemos que o novo Capitão América terá alguns abacaxis para descascar; pelo três vilões ele terá pela frente: o Hulk vermelho, o Líder, mostrado anteriormente em O Incrível Hulk, e o personagem de Esposito que ainda não ficou claro de quem se trata.


Entretanto, o maior desafio que Sam Wilson precisará enfrentar sequer é um vilão, mas sim o público - ou a falta dele. Afinal de contas, devido às diversas refilmagens, o orçamento do filme bateu nos inacreditáveis 375 milhões de dólares! Inclua aí pelo menos mais 100 milhões de merchandising e teremos uma equação complicadíssima: para ter lucro, o filme precisará bater a casa do 1, 5 bilhão!

O filme anterior, Guerra Civil, introduzindo ninguém menos que o Pantera Negra e o novo Homem-Aranha, além da presença de Robert Downey Jr., coneguiu chegar em quase 1,2 bilhão. Se Cap 4 chegar a esse ponto, estará bom.


Entretanto, muita gente torce o nariz pelo não-retorno de Chris Evans - mesmo tendo um ator infinitamente mais talentoso e simpático em seu lugar; Harrison Ford já não atrai ninguém para seus filmes. Talvez o único chamariz seja mesmo Esposito.


Ou o Hulk vermelho!

Veremos em fevereiro.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


VAGNERVERSO2 - LOGO cópia_edited.png
bottom of page